terça-feira, 16 de outubro de 2012

Menta que refresca

Os produtos que contêm menta em sua composição são reconhecidos pela refrescância proporcionada no contato com nosso paladar. São eles: balas, chicletes, pastas dentais, enxaguantes bucais etc. O curioso é que esses produtos são capazes de gelar a boca mesmo estando em temperatura ambiente, por quê? A sensação de frescor não está relacionada com a temperatura, diz respeito à composição.
O mentol, que está presente em alimentos sabor menta, tem a capacidade de estimular os chamados “nervos do frio”. Assim que colocamos o alimento na boca, nosso paladar envia uma mensagem para o cérebro, ocorre então o estímulo deste sistema nervoso e temos a sensação refrescante.
Os nervos do frio são geralmente ativados pela queda de temperatura (frio), que sentimos através da pele. Mas neste caso, nosso paladar é que se responsabiliza por tudo.

Mentol
Agora uma pergunta: menta e hortelã são a mesma coisa? Não, apesar de serem plantas pertencentes à mesma família (gênero “Mentha”), são um pouco diferentes, digamos que são parentes próximos.

Mentha piperita (HORTELÃ): possui sabor forte e picante. Assim como a menta, é usada para compor pastas dentais, balas, chicletes, etc. As folhas são pontiagudas, compridas e estreitas.


Mentha spicata (MENTA): se caracteriza por um sabor mais suave. É usada como tempero caseiro e na fabricação de balas e outras guloseimas. Para identificá-la e só observar as folhas, elas são mais largas.

Ambas as espécies são capazes de reproduzir o efeito refrescante quando em contato com nosso paladar.




Por Líria Alves
Equipe Brasil Escola

 

Nenhum comentário: