sexta-feira, 31 de agosto de 2012



MEC disponibiliza 
Guia do Participante do Enem 2012
Manual contém dicas valiosas de como elaborar uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio.
O Ministério da Educação (MEC) publicou na tarde desta segunda-feira, 30 de julho, o Guia do Participante do Enem 2012. O manual apresenta os novos critérios de correção das redações, explica cada uma das cinco competências avaliadas e faz uma análise da proposta de redação e dos textos que receberam nota máxima no Enem 2011.


A divulgação do Guia do Participante foi anunciada no final de maio, na entrevista coletiva de lançamento do Edital do Enem 2012. Na ocasião, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claudio Costa, divulgou as mudanças nas correções das redações do Enem.
A partir do Enem 2012, dois corretores irão dar nota de 0 a 200 pontos em cinco competências, totalizando um máximo de 1.000 pontos na redação. Caso haja discrepância de mais de 80 pontos nas notas dos dois corretores em uma competência, um terceiro corretor irá avaliar a redação. Esse corretor também poderá ser solicitado se a diferença da soma das notas das cinco competências for maior que 200 pontos.
Outra novidade é a possibilidade de acionar uma banca examinadora se o terceiro corretor não conseguir chegar a um consenso com os outros dois. Essa banca será presidida por um doutor e terá a função de dar a nota final, caso seja acionada. Até o Enem 2011, o terceiro corretor só era acionado caso a diferença entre as notas dos dois primeiros corretores fosse de 300 pontos ou mais.
O Enem 2012 será o primeiro que possibilitará o acesso às redações corrigidas, graças a um acordo firmado entre o MEC e o Ministério Público Federal do Distrito Federal. No entanto, os participantes ainda não poderão solicitar revisão das notas.
Exame
A edição de 2012 do Enem registrou 5.790.989 inscrições confirmadas, um recorde. Até 26 de outubro, todos os participantes receberão pelos Correios o Cartão de Confirmação da Inscrição, com os locais de prova do exame. O documento também estará disponível para impressão pela internet.
As provas do Enem 2012 serão realizadas no final de semana dos dias 3 e 4 de novembro. No sábado, das 13h às 17h30, os participantes responderão questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, das 13h às 18h30, deverão ser respondidas perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além de uma redação.
Brasil Escola
Por Adriano Lesmes
Kezia Thaynara

Nenhum comentário: