quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia nacional de combate a Hipertensão

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, não tem cura, mas pode ser controlada e tratada, evitando-se, assim, complicações, como o acidente vascular cerebral.

 

Também chamada de pressão alta, a hipertensão é o problema médico mais comum em toda a população mundial. É uma doença silenciosa que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar a paralisação dos rins.

A hipertensão se caracteriza por ser uma pressão muito elevada nas artérias, com a pressão do sangue maior do que 140/90 mmHg, ou 14 por 9. É uma doença que tem maior incidência na raça negra e que aumenta sua probabilidade de ocorrência conforme a idade. A hipertensão pode ter causas hereditárias, mas também pode ser causada por alguns fatores, como:

→ Má alimentação (excesso de sal e gordura);
→ Obesidade;
→ Uso de certos medicamentos;
→ Estresse;
→ Sedentarismo;
→ Fatores genéticos;
→ Tabagismo;
→ Consumo de bebidas alcoólicas.
Geralmente a hipertensão é uma doença que não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis, e isso faz dela uma doença perigosa. As pessoas que sofrem de casos mais graves de hipertensão têm sintomas mais claros quando a pressão se eleva demasiadamente, como dores no peito, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, palpitações e sangramento nasal.
O diagnóstico da hipertensão geralmente é feito a partir de um aparelho chamado de esfignomanômetro. Se não diagnosticada rapidamente, essa doença pode trazer sérios prejuízos como:
► AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido como derrame;
► Ataque cardíaco;
► Insuficiência cardíaca;
► Insuficiência renal;
► Impotência;
► Problemas na vista;
► Arteriosclerose.

A hipertensão não tem cura, mas tem controle e tratamento, sendo que somente o médico poderá determinar o melhor tipo de tratamento para cada paciente. Além do tratamento, o paciente poderá adotar medidas que previnam o aparecimento da hipertensão, como:

♦ Praticar atividades físicas regularmente;
♦ Ter uma alimentação balanceada com pouco sal e gordura;
♦ Evitar o cigarro;
♦ Evitar o álcool;
♦ Controlar o diabetes;
♦ Aumentar o consumo de fibras;
♦ Controlar o estresse;
♦ Evitar drogas e medicamentos que aumentem a pressão arterial.


                                                                   Por Paula Louredo
                                                                  Graduada em Biologia
                                                                  brasilescola.com

 

Nenhum comentário: